Soy loco por ti América! Depois de 9 anos, o Vitória volta a disputar uma competição internacional, a Copa Sulamericana, na noite desta quarta-feira (02), às 21h30, para enfrentar a Universidad Católica, de Quito, capital do Equador. Para quem não vai ao Barradão, a partida terá transmissão apenas do canal de streaming Paramount+.
Apesar do clima de expectativa e de certa ansiedade do torcedor que ainda não viu o Vitória de perto, em competição internacional, uma notícia no fim da noite de ontem deu um baque em nós: A morte precoce de um ídolo recente, o ex-meia camisa 10, Leandro Domingues.
Que o elenco do Vitória hoje jogue não só por eles, pela torcida e pela diretoria e sim pela memória de Leandro Domingues, que teve passagens marcantes pelo Leão da Barra, sobretudo nas temporadas 2006, 2008 e 2009, quando LD10 nos ajudou a sair da Série C (2006) e brilhou em jogos importantíssimos da Série A de 2008, inclusive com o que rebaixou o Vasco no São Januário. E para culminar a sua melhor temporada no clube que foi o ano de 2009, quando foi um dos melhores meias daquele Brasileirão, com várias assistências, gols e jogadas sensacionais!

O adversário desta noite, a Universidad Católica, está em 5º lugar no campeonato equatoriano com 6 jogos, 2 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. Ou seja, não é um time bobo, vai dificultar as coisas para o Vitória, que precisará ter mais inspiração para aumentar as possibilidades de vencer na largada da competição. A Universidad deve vir a campo com:
Johan Lara; Anangonó, Cangá, Medina Castillo e Luis Castillo; Troya Macías, Cacciabue, Romero Padilla, Mauro Díaz e Ismael Díaz; Byron Palacios.
Para este jogo que marca o retorno do Vitória à Copa Sulamericana, a arbitragem será toda chilena com José Cabrero como árbitro principal, auxiliados por Juan Serrano e Alejandro Molina. O comando da arbitragem de vídeo (VAR) será com Rodrigo Carvajal. Ou seja, arbitragem toda trabalhada no idioma espanhol, o que vai pegar muito jogador nosso que estará participando de uma competição internacional pela primeira vez. Talvez seja por isso que o paraguaio Raúl Cáceres está cotado para começar como titular, ao invés de Claudinho.
De acordo com Anderson Matos (Canal do Dinâmico), Arcanjo, Baralhas e Matheuzinho retornam hoje e logo como titulares. Na arte abaixo desta publicação há a confirmação de mudança de plataforma do estilo de jogo do Vitória. Sai o 4-3-3 e aparece o 4-4-2 Losango (no vídeo de Anderson Matos fica mais claro isso). Ou seja, Ricardo Ryller é o volantão, com Baralhas e Pepê um pouco mais avançados no terreno e com Matheuzinho centralizado, formando assim, no posicionamento, uma imagem de um losango no setor de meio de campo. Formação clássica dos anos 90 e 2000 e que marcou demais com o Milan campeão da Champions League de 2007.
Seja a escalação e a formação tática que for, espero que o Vitória consiga ser melhor que o adversário e termine a partida somando os primeiros 3 pontos na competição. Se vir vitória com desempenho é ótimo, lucro total. Mas num grupo e numa fase de 6 rodadas nesta primeira fase, o mais importante é vencer, mesmo que seja no “bufo-bufo”, com gol espírita ou na sorte.
1 Comentário
É torcer pra começar bem na competição continental.